Notícias das Lojas

Venerável Mestre se despede de mandato na Loja Salmo de Davi com um emocionante discurso

O Venerável Mestre da Loja Salmo de Davi, nº 128, Jorge Cernadas, se despediu do seu Veneralato, na última quinta-feira (11), com um belíssimo discurso. Foi instalado o Venerável Mestre Daniel Carlos. Confira as emocionantes palavras:

Chega o fim de um Veneralato e fui tomado por uma forte alegria, não por ter tirado “um fardo das costas”, e sim pela certeza do trabalho justo e sua justa satisfação. Em um dos seus ensaios, o grande, Friedrich Nietzsche, filósofo, escritor, viveu entre 1844 a 1.900, um dos maiores filósofos do seu tempo, certa vez afirmou: “Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos”.

Nas minhas reflexões durante este momento de “passar o bastão” me remeti aos primeiros dias que sentei na Oratória, 04 anos antes de ser Venerável da minha querida Loja, e peço licença pra externar sem vaidade alguma, mas sim trazer sentimento. De certa forma mudei a Oratória da “Salmo de Davi”, o que deu ânimo aos nossos trabalhos e percebi que estava na hora de contribuir mais com a Ordem. Segui firme, sendo fiel a mim mesmo.

Por consequência fui ser Venerável Mestre - o labor tem que ser cumprido com fé. Foram bons e felizes anos sendo Venerável Mestre e sendo fiel ao que penso sobre o mundo e os seres humanos. Somos feitos da argila de Deus. Somos únicos e infinitos. Fiz trabalho condigno como Venerável. Usei como premissa um aprendizado: “Elevar o homem aos seus próprios olhos para torná-lo digno de sua missão na Terra”.

Expandir relacionamentos é necessário. Atuei fortemente pra levar o nome da nossa Oficina junto à Gleb, junto às Lojas co-irmãs e até mesmo aos Altos Corpos. A maçonaria é uma instituição hierárquico-organizacional que aceita todos os tipos de pensamentos e suas diversas direções, mas impõe regras de boa convivência, sobretudo respeito nas relações humanas, tendo como pilar central a dignidade da pessoa humana e por isso para que os trabalhos sejam justos e perfeitos a cadeira de Salomão não deve ser alvo de falta de decoro por quem quer que seja. A lenda de Hiram nos apresenta isto de forma cristalina, bem como consta em nossos landmark’s.

A maçonaria não é um clube social, não é um reformatório. Quem tentar transformar a Ordem em Clube Social incorrerá em erro. Maçonaria não pode ser transformada em sociedade de auxílio e elogios mútuos. Isso está devidamente estatuídos em nossos rituais. Somos uma casa de Moral, de Filosofia Social e Espiritual em busca de aperfeiçoamento. Uma casa de homens prontos e que sabem o que desejam e vão em busca de novos conhecimentos pra polir suas asperezas e tornarem-se melhores seres humanos. Ser Humano!!! Palavra chave.

O Venerável Mestre deve veneralar para todos. Está é a regra. Não se faz um Veneralato para um grupo. Isso é pedra fundamental e regra de ouro. Sempre defenderei estes princípios. Os mais novos adiante irão compreender a lenda de Hiram e perceberão quão importante é a maçonaria e seus altos objetivos. Em nossa oficina a filosofia foi uma tônica forte. Incentivamos a busca por temas que agregassem cultura geral e conhecimento Filosófico (a filosofia é a mãe do saber) e os obreiros responderam à altura. A Salmo é conhecida por suas brilhantes peças de Arquitetura, boa conduta ritualista, elevado conhecimento do simbolismo e alegorias. Sem medo de errar. É uma oficina referência.

Trabalhei arduamente, muitas das vezes sacrifiquei minha família e minhas atividades profanas, mas não me arrependo um segundo sequer. Foi extremamente válido. Segui as orientações que os altos objetivos da maçonaria orienta. Por fim, quero agradecer a todos vocês pelo apoio e labor. Sem vocês as coisas ficariam mais difíceis. Quero dizer que foi um prazer tê-los como irmãos e partícipes deste processo. Todos, sem distinção. Aos que agradei fica o agradecimento e o reconhecimento da generosidade. Gratidão! Aos que não compreenderam e não gostaram, peço minhas desculpas. Vossos espíritos e expectativas talvez estejam em nível mais elevado. Encontro-me em construção e sou falho, mas tenham certeza que tentei doar-me da melhor forma. Perdoem-me!!

No mais, vida que segue. Terei outras missões a cumprir, afinal o escopo é seguir e a felicidade mora logo ali. Para a Salmo de Davi estarei a disposição sempre. E como um ser em construção, sempre estarei pronto para qualquer labor. Por fim uma frase como sempre faço: “Se te faz feliz ver o voo do outro de forma justa e livre, você entendeu tudo”. Que o Grande Arquiteto do Universo ilumine e proteja todos. Hoje as batidas do V.'.M.'. não será no malhete, será de coração. Retiro-me em PAZ. O bastão está passado. Os malhetes em outras mãos . Sorte e luz!!!

Rua Carlos Gomes, 108 - 6° andar - Ed. Maçônico, Dois De Julho.
CEP: 40060-330 - Salvador - BA
(71) 3503-3994
Seg-Qui 09 às 19h | Sex 09 às 18h
gleb@gleb.org.br
TOP