Notícias da gleb

Sessão Especial Magna marca os 92 anos de fundação da Loja União e Fraternidade Bonfinense

Uma Sessão Especial Magna foi realizada na da última terça-feira (16/11) em comemoração aos 92 anos de fundação da Augusta e Respeitável Loja Simbólica União e Fraternidade Bonfinense, n° 17, Oriente de Senhor do Bonfim. A Oficina foi fundada em 15/11/1929 com a presidência do Venerável Mestre Manoel Oliveira Lima Neto, Primeiro Vigilante Prudente Barbosa Filho, Segundo Vigilante Ramiro Nascimento Neto, Orador Augusto César de Santana Salgado, Secretário Daniel Oliveira Alves, Tesoureiro Leonel Chico de Souza Neto e Chanceler Almir Bamberg.

O encontro comemorativo contou com presenças ilustres. Estiveram presentes o Venerável Mestre da Loja Fraternidade Campoformosense, nº 80, o Irmão Gilson Rios e o Mestre Instalado da Loja e Delegado da 4ª Inspetoria Litúrgica da Bahia, o Irmão Aurélio Soares de Araújo. Nesta sessão foram realizadas duas apresentações: a primeira feita pelo Orador Augusto César de S. Salgada falando sobre a educação e o amor, fundamentos para construção social e a segunda feira pelo irmão Aurélio Soares que relatou detalhadamente os episódios e fundação da loja.

A oficina quase centenária foi fundada 40 anos após a proclamação da República, 11 anos do término da Primeira Guerra Mundial e 44 anos após a emancipação política de Senhor do Bonfim ou seja quando Senhor do Bonfim passou de Vila para Cidade. Os irmãos sempre estiveram presentes nos projetos sociais ao longo dos anos, com destaque para a participação de campanhas nas décadas de 80 durante a grande seca, realizando arrecadação de alimentos. Além disso, em 1989 participamos da campanha para a construção do complexo policial. Outra grande participação foi na construção asfáltica, na década de 60, da BR 324 e 407 como também contribuímos para a vinda da hidrelétrica de Paulo Afonso.

A Loja Maçônica Fraternidade Bonfinense não ficou restrita ao oriente de Senhor do Bonfim. Em 1º de janeiro de 1944, ela contribuiu para a fundação da Loja Maçônica Fraternidade Jacobinense, nº 19. Em 21 de setembro de 1969, contribuiu para a fundação da Loja Maçônica Campoformosense, nº 80. Em 11 de junho de 1976, contribuiu para a fundação da Loja Maçônica Templo do Sol, nº 88, Oriente de Queimadas. Por fim, em 26 de abril de 2011, contribuiu para a fundação da Loja Maçônica Fraternidade Potonovense, n°155.

Ao final da Sessão Solene, dezenas de irmãos, inclusive os Irmãos Vigilantes e Veneráveis Mestres fizeram contribuições e agradecimentos e desejando vida longa à União e Fraternidade Bonfinense. Foi uma noite inesquecível que nem a força do tempo conseguirá apagar das memórias dos irmãos que participaram dessa magnífica sessão.

Rua Carlos Gomes, 108 - 6° andar - Ed. Maçônico, Dois De Julho.
CEP: 40060-330 - Salvador - BA
(71) 3503-3994
Seg-Qui 09 às 19h | Sex 09 às 18h
gleb@gleb.org.br
TOP