Notícias da gleb

Palomas – Pacto das Lojas Maçônicas do sul da Bahia, 20 anos fazendo a diferença

Integrando as Lojas Maçônicas do Sul da Bahia, aproximando os irmãos delas integrantes, e promovendo o debate e a solução dos temas maiores afligem a população regional, eis o papel inconfundível desempenhado por essa instituição ao longo dos seus 20 anos de existência, criada em 1999, sem que jamais tenha se afastado dos seus princípios basilares estabelecido no seu nascedouro, como a inerentes à Nossa Ordem. Notadamente, que há de se considerar a ideia genial, aliada ao sentimento humanitário do nosso saudoso e valoroso Ir:. Rafle Salume, maçom de primeira estirpe, gestado nas oficinas da Loja Maçônica Areópago Itabunense, loja mãe desse brilhante movimento, o qual viu sua criação ganhar uma dimensão incontrolável, na direção do bem-estar social, de forma tal que muitos dos graves problemas regionais foram debatidos e solucionados ou tiveram o seu encaminhamento devido, como exemplificados nos temas: “Ética na Política”. “A criação da Universidade Federal do Sul da Bahia”, A Construção do Novo Aeroporto Regional”, “ As Invasões das Propriedades Rurais pelos imaginários Índios”, “ A Introdução da Vassoura de Bruxa na Região e a Crise da Lavoura Cacaueira”, dentre outros assuntos não menos importantes, numa demonstração de força da representatividade da Maçonaria e das instruções regionais, fazendo com que as autoridades constituídas se movimentem e resolvam as questões de sua competência.

Inicial o Palomas acontecia em ambiente fechado, em que somente os maçons podiam fazer parte na discussão dos temas propostos, consecutivamente sempre em uma loja diferente, até que em 2004, por sugestão do Ir:. Dênisson Almeida, então Venerável Mestre da Loja Maçônica Obreiro do Areópago nº 33, Oriente de Ibicaraí, foram introduzidas algumas mudanças, para emitir reuniões abertas e com a participação das mulheres dos maçons, sob o fundamento de que sem elas as reuniões ficavam sem graça, já que eram realizadas nos finais de semanas, ficando elas sozinhas em casa. Daí porque, em nossas cunhadas sempre tiveram lugar à mesa dos trabalhos, inclusive, com direito a uma participação específica, inclusive nos debates.

Induvidosamente, que estamos diante de uma instituição que se pode definir como sui-generis, não se confundindo com nenhuma personalidade jurídica existente, muito menos com as diversas modalidades de ONGS, ora criadas PALOMAS tem vida própria e está acima de tudo isso, e, tendo uma titularidade do Poderosíssimo Ir:. Ubaldo Santana, segue no enfrentamento das temáticas do Interesse regional sua principal preocupação.

As Lojas Palomas é composto por doze Lojas Circunvizinhas, todas jurisdicionadas à Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia.

Respeitáveis Lojas:

União e Caridade nº 05, oriente de Canavieiras

Areópago Itabunense nº 09, oriente de Itabuna

Acácia do Sul nº 15, oriente de Itajuípe

Obreiros da Regeneração nº 26, oriente de Uruçuca

Filhos da Acácia nº 29, oriente de Coaraci

Obreiros do Areópago nº 33. Oriente de Ibicaraí

Romã do Progresso nº 34, oriente de Buerarema

Força e União de Itororó nº 69, oriente  de Itororó

Vigilância e Resistência nº 70, oriente de Ilhéus

Mahachoan nº 79, oriente de Camacã

Acácia Grapiúna nº 95, oriente de Itabuna

Areópago Grapiúna nº 261, oriente de Itabuna

 

Texto/Autor: Ubaldo Santana. 

Rua Carlos Gomes, 108 - 6° andar - Ed. Maçônico, Dois De Julho.
CEP: 40060-330 - Salvador - BA
(71) 3503-3994
Seg-Qui 09 às 19h | Sex 09 às 18h
gleb@gleb.org.br
TOP