Notícias da gleb

Na última Assembleia Geral do ano, Gleb faz balanço das ações positivas em 2019

Foi promovida pela Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, neste sábado (14/12), no Wish Hotel da Bahia, a última Assembleia Geral do ano de 2019 – Solstício de Verão. Os trabalhos foram presididos pelo Sereníssimo Grão-Mestre Arlindo Alves Pereira Neto, pelo Grande Primeiro Vigilante Claudiano Fonseca e pelo Grande Segundo Vigilante Harisson Ridale.

As festas dos Solstícios de Inverno e Verão acompanham o homem desde tempos imemoriais. Em todas as culturas e recantos da Terra, o Sol era cultuado como divindade seja como insumo para a vida, seja como ente espiritual. Isso foi manifestado nas culturas Indiana, Egípcia, Grega, Romana e até nas Américas onde era objeto de culto de diversas culturas. A Maçonaria Especulativa, absorvendo as tradições da Maçonaria Operativa, incorporou aquelas comemorações que celebram as festas equinociais e as solsticiais, reconhecendo-as junto aos seus simbolismos. Assim, tradicionalmente, nossa assembleia geral se reúne 4 vezes ao ano na semana em que os Equinócios e Solstícios ocorrem conforme previsto na constituição da GLEB com um pequeno ajuste em dezembro para não comprometer as festas de final de ano.

Dando início às ações do dia, o Sereníssimo Arlindo Neto solicitou que o Grande Secretário Adjunto de Relações Interiores, Ricardo Santiago, fizesse a leitura do balaústre da última assembleia Equinócio de Primavera que foi aprovado por todos. Continuando com os trabalhos, o Grande Tesoureiro Eloan Ferreira fez uma excelente apresentação em relação ao balanço do orçamento da GLEB de 2019, demonstrando assim total controle sob a situação financeira da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia. As contas foram aprovadas de forma unânime pelos irmãos presentes. A assembleia aprovou e foram escolhidas 20 lojas que serão convidadas pela GLEB para uma auditoria na parte documental. Dessa forma, as jurisdicionadas vão contar com uma minuciosa análise para correção necessária de qualquer registro. Foi aprovada, ainda, uma ajuda para duas oficinas que estão passando por problemas estruturais e precisam desse apoio. São elas: Loja União e Progresso, nº 101, Oriente de Urandi e Loja Templo do Sol, nº 88, Oriente de Queimadas.

O Sereníssimo Grão-Mestre Arlindo Neto sorteou para um delegado e um venerável, junto às suas respectivas esposas, uma viagem com tudo pago para Aracaju, onde eles irão participar da 49ª Assembleia Geral da CMSB que ocorrerá entre os dias 8 e 12 de Julho de 2020. Alicerçado nas sólidas tradições maçônicas e em suas virtudes fraternais, o evento compreenderá cinco dias de discussões, palestras e bons momentos de confraternização. Somente Lojas ativas e adimplentes participaram do processo. Foram sorteados: o Delegado do 65º Distrito, Toninho Moreira e o Venerável Mestre da Loja Templo de Salomão, nº 102, Oriente de Itamarajú, Sidney Oliveira. O Delegado Toninho, em uma atitude louvável, preferiu que a GLEB repassasse o valor que seria gasto na viagem para as lojas que estão passando por problemas estruturais. Ainda assim o irmão vai participar da 49ª Assembleia Geral da CMSB com recursos próprios. Ainda sobre o evento da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, a GLEB vai disponibilizar um ônibus gratuito para o deslocamento de quem quiser participar do evento em Aracajú.

A pedido do Grão-Mestre foi passado um tronco de solidariedade que vai servir para ajudar um irmão que precisa fazer uma cirurgia do olho no valor de R$ 2000,00 e outro irmão no valor de R$ 500,00 para ajuda nos problemas médicos. No decorrer dos trabalhos o irmão Antônio Afenil, obreiro da Augusta e Respeitável Loja Esfinge, nº 25, Oriente de Salvador, agradeceu ao GADU e ao Sereníssimo pela bela condução e por colocar a GLEB nos bons trilhos. Além disso, o Venerável Mestre da Loja União e Fraternidade Bonfinense, Paulo Nunes usou a palavra para agraciar o Grão-Mestre com uma placa de agradecimento. A augusta oficina completou 90 anos e parabenizou o sereníssimo pelo trabalho desenvolvido nessa gestão.

O irmão Raphael Gonçalves, responsável pela área de comunicação da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, fez uma importante apresentação onde deu detalhes sobre as mudanças tecnológicas na GLEB para 2020 com destaque para a organização de grupos de WhatsApp, das Mídias Sociais e do nosso Site Oficial. Foi apresentada a nova carteira maçônica e o moderno sistema que conta com diversas novas funcionalidades. Será criado um App, disponibilizado na Apple Store e na Google Play, com diversas ferramentas que vai deixar o irmão mais conectado com a GLEB.

A Assembleia Geral – Solstício de Verão foi um sucesso e tudo ocorreu na mais perfeita sintonia entre os irmãos. É chegado o tempo de refletir e aproveitar a luz plena do Solstício de Verão para nos iluminar e deixar que os raios da sabedoria adentrem a nossa consciência. A luz é para todos e nós podemos buscá-la. Ao final, o Grão-Mestre Arlindo Neto; o Grande Primeiro Vigilante, Claudiano Fonseca; o Grande Segundo Vigilante, Harisson Ridale e o Grande Tesoureiro, Eloan Ferreira agradeceram a todos os presentes e desejaram um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos.

Rua Carlos Gomes, 108 - 6° andar - Ed. Maçônico, Dois De Julho.
CEP: 40060-330 - Salvador - BA
(71) 3503-3994
Seg-Qui 09 às 19h | Sex 09 às 18h
gleb@gleb.org.br
TOP