Notícias das Lojas

Dia do Maçom por Fernando Gimeno, Venerável de Honra

Nesse Dia do Maçom vou fazer diferente, isto é, não vou falar das controvérsias de datas, da independência, nem do Bonifácio, nem do Pedro ou do Gonçalves... Acho que todos os dias são dias do maçom! E convenhamos: ser maçom diariamente é bem mais saudável para a evolução do espírito do que comemorar uma vez por ano e passar os trezentos e sessenta e quatro restantes à margem da conduta que norteia nossa Sublime Ordem.

Dentre os nossos objetivos, repetidos inúmeras vezes nas instruções, nos trabalhos e nos ensinamentos consta que devemos procurar suprir condições melhores de vida para nossa sociedade, tão sofrida com os desgastantes problemas modernos de educação, cultura, comportamento social e, principalmente o consumo excessivo de drogas pelos jovens e a violência estúpida que se alastra por todo o país.

Simplesmente é preciso que as pessoas conheçam melhor o que é a maçonaria!... Sim, porque ideias erradas fruto do não conhecimento, normalmente são os marcos que ditam os conceitos sobre esta ordem milenar cujo o lema maior é “erguer templos à virtude e cavar masmorras ao vício”.

Precisamos espalhar aos quatro ventos que a maçonaria é uma sociedade filosófica onde todos se tratam por irmãos, sem distinção de credo, raça, classe social ou política e que exige, apenas, que você acredite em um princípio criador, ou seja, Deus.

É importante definir que a maçonaria exalta a liberdade de consciência e incentiva a pesquisa da verdade, objetiva congregar homens com potencial para beneficiar moralmente a humanidade, a pátria e a sociedade.

Dizer com orgulho que ela combate em seus ensinamentos a vaidade, a inveja, a avareza, as paixões humanas, os vícios e a vontade individual exacerbada. Busca sempre socorrer os necessitados praticando a tolerância e a justiça. E lembrar que ela aconselha as pessoas a prestar o auxílio anônimo incitando à pratica do Cristianismo na sua mais pura essência. Mesmo não sendo uma religião, incentiva o respeito às leis naturais estabelecidas e abriga em seus quadros todos os títulos religiosos que se preocupam com o bem-estar da humanidade.

É de bom tom propagar aos leigos que a maçonaria tem como uma de suas principais características apoiar incondicionalmente, a família como uma instituição divina e, portanto, de caráter profundamente moral e ético como sustentáculo da sociedade. Apesar de considerar a liberdade do ser humano, recomenda moderação no uso de prazeres materiais, pois estimula seus adeptos a buscar os valores da espiritualidade, transformando-os, na medida do possível, em grandes iniciados.

Dia do maçom é o dia que percebemos o nosso dever como maçons que somos e traçamos a solene, significativa e valorosa meta de tornar feliz a humanidade, respeitando sempre a crença de cada um, sem distinção de fronteiras nem de raças.

Vamos transformar esse Dia do Maçom no importante dia do nosso compromisso com a sociedade, dia em que perseveramos na difícil subida da simbólica escada de Jacó, para que possamos assim cumprir os desígnios do

Grande Arquiteto do Universo pelejando para construir uma sociedade mais Justa e Perfeita.

Viva o Dia do Maçom.

 

por Fernando Gimeno, Venerável de Honra

Rua Carlos Gomes, 108 - 6° andar - Ed. Maçônico, Dois De Julho.
CEP: 40060-330 - Salvador - BA
(71) 3503-3994
Seg-Qui 09 às 19h | Sex 09 às 18h
gleb@gleb.org.br
TOP