Notícias das Lojas

Contribuição do irmão Jessé Primo, da Loja Luz e Fraternidade nº14

Ao homenagearmos retribuímos uma honra e tornamos público um grande feito para marcar na memória de todos aqueles que, de qualquer forma deram azo ao resultado. Principalmente se tratando de uma entidade secular que tem como meta qualificar a sociedade. Tudo bem, não foi uma cerimônia comum, pois realizou-se num sábado, num dia 15 as 15 horas e sob a transição do solstício de inverno onde irmãos comemoraram a constatação da Grande Loja do Estado da Bahia pela Terra onde o sol nunca se põe que, por extensão comemorou-se os noventa e dois anos de existência Daquela.

Assistimos a belos e infindáveis cortejos de Dignidades e Grãos Mestres vindos de todos os Estados do Brasil, tão-somente para render homenagem a Primaz.

Até aí, tudo estava dentro do previsto até visualizarmos Humberto Reis de espada em punho tal qual D’Artagnan seguido por Argolo e José Luis que elevavam a Chama Olímpica numa evocação a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo (a luz) de Zeus para entregar aos humanos, quando, repentinamente, as atenções se voltam para os arautos que soavam as trombetas anunciando a entrada de José Moreira que ao se deter diante do Grão Mestre, Este assim se pronunciou: Agora podemos dar início às comemorações.

Manifestações das mais variadas se descortinaram. Contudo, visivelmente ansioso, Laércio Guerra nosso Venerável, buscava encontrar Orestes no meio daquela multidão que, após incessantes procuras decretou-lhe a ausência. Daí lhe surge uma brilhante e ousada idéia e nomeia um Aprendiz como adjunto do tesoureiro, pois o aprendiz está para o iniciar, tal qual um agricultor criterioso que planta, semeia e colhe os grãos do seu trabalho geradores da riqueza.

Daí então, de uma hora para outra sob aplausos ensurdecedores, o Fialho triunfalmente adentra o Templo e, num gesto sem precedentes promove as mais elevadas emoções em homens experimentados que mal se contêm, doando para dez lojas irmãs polpudas quantias que, ao mesmo tempo, identifica a sabedoria do nosso Grão Mestre que com responsabilidade soube cuidar da coisa que lhe foi confiada, pois a austeridade é que permite a realização de ousadas empreitadas.

Mas Baco nos aguardava no Clube Espanhol onde iguarias e o malte da melhor qualidade ansiava pela nossa degustação. Não obstante e eqüidistante o filosofo Marquinhos meditava sob a necessidade humana pelo pão e pelo circo. Porém, lá no palco, o sósia de Geraldo Guerra entoava as canções do seu Pernambuco, enquanto Jariomar se queixava a Walter Dias que no momento autografava seu livro, de estar preocupado com o que digeria, pois estava desobedecendo a recomendações medicas.

Mas este anfiteatro WISH que traduzido significa “desejo” “vontade” “pretensão” “anseio” e “querer” abrigou um Templo abarrotado de iluminados e de boa vontade que, pelas suas escolhas pretenderam toda essa historia de noventa e dois anos que foi devidamente reconhecida pelos súditos de sua Majestade, pois, querer o justo é a virtude de homens que receberam de Prometeu a luz do conhecimento.

Feira de Santana, 20 de junho de 2019
Jessé da Costa Primo∴
Loja Luz e Fraternidade 14, 92 anos e muito mais.

Rua Carlos Gomes, 108 - 6° andar - Ed. Maçônico, Dois De Julho.
CEP: 40060-330 - Salvador - BA
(71) 3503-3994
Seg-Qui 09 às 19h | Sex 09 às 18h
gleb@gleb.org.br
TOP